A importância dos teste A/B

Por menor que seja sua startup você SEMPRE deve utilizar boas práticas de mercado. Uma delas são os teste A/B. Não vou gastar tempo aqui explicando o que é, mas sim compartilhando um case muito simples do próprio Acessozero.

Para algumas estratégias de aquisição de tráfego pago via pesquisa (SEM) nós tentamos comprar todo o volume que o Google disponibiliza no dia para determinadas palavras chave. Ou seja: Somos muito agressivos. Se o volume de buscas fosse 100x maior, investiríamos 100x mais. Aqui o nosso gargalo não é nem reduzir o custo do clique, mas sim conseguir o maior volume de tráfego possível. Uma das formas de fazer isso é aumentando o CTR (taxa de cliques no anúncio).

A nossa estratégia antiga, já otimizada, possuía um CTR de 3,91% – para se ter uma referência, 2% de CTR já é um excelente resultado. Vejam o anúncio:

Iniciamos o teste A/B com uma versão diferente de anúncio, com foco em variedade:

Apesar de qualitativamente – feeling – eu não acreditar que fosse dar bom resultado, os números comprovaram o contrário: O CTR saltou para 5,47%.

O que isso significa? Que conseguimos aumentar o tráfego para essa palavra chave em 40% sem aumentar o lance de CPC (custo por clique). Melhoria atingida somente fazendo variações de anúncios e testes.

Fase 35 – CTR de 15,41%

Vale lembrar que pra essa campanha já realizamos mais de 30 versões de anúncio, ou seja, sempre dá para melhorar. Segue o print dos números, é só clicar:

Captura de Tela 2013-04-10 às 14.58.25

Para quem irá dizer “Ahh mas olha, o CPC foi de 0,11 para 0,16”, dá um check no custo de conversão… 😉

Updated – fase 36

Ups… Conseguimos baixar o CPC novamente para R$ 11 e o CTR foi para 19%.

melhoriaadw

Sempre você deve reservar parte do seu budget para realizar esses testes comparativos e melhorar a estratégia principal.

Algumas dicas:

– Sempre espere cada versão do teste acumular pelo menos uns 300 cliques – amostra mínima.

– Vale lembrar que é muito importante variar sempre três coisas: As palavras chave, os anúncios e principalmente as landing pages (outro dia falo só sobre isso).

– Pense de maneira geral na estratégia, não no teste pontual. Nesse caso da encomenda de salgadinhos, decidimos testar com mais dois outros tipos de serviços. Se o resultado também for positivo essa nova abordagem será um dos novos padrões de redação de conteúdo, ou seja: “Veja todas as opções de aulas de dança / veja todas as opções de limpeza de pele / veja todas as opções de academias”. Sempre sua equipe de conteúdo deve possuir uma diretriz de trabalho padronizada e esse padrão sendo melhorado ao longo do tempo com o uso desses testes pontuais.

Um abraço de urso, Alessio!

One thought on “A importância dos teste A/B”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s